A Apple irá detalhar os planos para a inteligência artificial (IA) generativa da empresa ainda em 2024. Quem reforçou o prazo já conhecido foi o próprio CEO da empresa, Tim Cook, durante uma conferência realizada com investidores.
De acordo com o executivo, a marca vê “um potencial incrivelmente revolucionário” para essa tecnologia e está “atualmente investindo de forma significativa” na área. “Acreditamos que ela vai desbloquear oportunidades transformadoras para usuários quando o assunto é produtividade, resolução de problemas e mais”, detalha Cook.
O CEO não chegou a detalhar que tipo de ferramenta a empresa planeja ou em que áreas específicas ela vai atuar — como ser um chatbot isolado, um serviço integrado à Siri ou ao Safari, por exemplo.
Porém, ele alega que recursos de IA já operam em serviços e produtos da empresa, mas só vai comentar isso de forma mais específica quando chegar a oportunidade.
Tim Cook confia no potencial da IA para o Mac
Ainda de acordo com Cook, a linha de Macs com chips da família M é vista com ideal para rodar essas tecnologias. “Todo Mac que tem um chip de silício da Apple é uma máquina extraordinariamente capaz em IA. Na verdade, não existe computador melhor para IA no mercado hoje em dia”, defende.
A Apple confirmou que estava desenvolvendo uma IA generativa própria no estilo do ChatGPT em setembro de 2023. O período é considerado tardio, já que naquele período rivais como Microsoft (com o Copilot) e Google (responsável pelo Gemini) já estavam presentes no setor.
O MacBook Pro mais recente com chip M3.