Quando teremos uma inteligência artificial que ultrapassará a inteligência de qualquer humano? Segundo Elon Musk, isso ocorrerá no próximo ano ou, no máximo, em 2026. As informações são da Reuters. A fala veio durante entrevista no spaces do X (antigo Twitter), sistema de lives da rede social.
“Se definirmos a AGI (inteligência artificial geral) como mais inteligente que o ser humano mais inteligente, acho que provavelmente isso ocorre no próximo ano, ou dentro de dois anos”, disse Musk quando questionado sobre o cronograma para o desenvolvimento da AGI.
O bilionário, que também foi cofundador da OpenAI, ainda disse que a falta de chips avançados estava prejudicando o treinamento do modelo versão 2 da Grok, o chatbot da sua nova empresa de inteligência artificial, a xAI.
Musk fundou a xAI no ano passado como desafiante da OpenAI, empresa que ele processou por abandonar a sua missão original de desenvolver IA para o benefício da humanidade e sem fins lucrativos. A OpenAI nega as acusações.
Outras declarações do bilionário envolveram dizer ao CEO do fundo de riqueza da Noruega, Nicolai Tangen, que as IAs são limitada pela disponibilidade de eletricidade e que a próxima versão do Grok deverá ser treinado em maio.
Treinamento do chatbot Grok encontrou percalços por falta de chips avançados
- O treinamento do modelo Grok 2 exigiu cerca de 20 mil chips da Nvidia, o modelo avançado H100.
- Elon Musk alega que o modelo Grok 3 e posteriores exigirão 100 mil chips Nvidia H100.
- O empresário ainda pontuou que, embora a escassez de chips tenha sido um grande obstáculo ao desenvolvimento da IA até agora, o fornecimento de eletricidade será crucial nos próximos um ou dois anos.