Sucessor do Meteor Lake chega ao mercado no terceiro trimestre deste ano; empresa divulgou os detalhes do processador durante a Computex 2024. Confira!
A Intel apresentou todos os detalhes do Lunar Lake nesta segunda-feira (3), novo chip que deve equipar mais de 80 laptops com inteligência artificial (IA). O anúncio acontece apenas seis meses depois da empresa lançar seus primeiros processadores Core Ultra e compartilhar, há duas semanas, que a nova geração chega ao mercado ainda em 2024. Vale ressaltar que, além da compatibilidade com o Copilot+, da Microsoft, o Lunar Lake promete maior eficiência energética e melhor desempenho no processamento de recursos de IA.
De acordo com Michelle J. Holthaus, Vice-Presidente Executiva da Intel, o objetivo é fornecer experiências com IA de forma nativa para todo tipo de cliente: dos desenvolvedores aos usuários finais. Por isso, a empresa deve escalar a produção de PCs com IA para oferecer modelos de diferentes faixas de preço. Os detalhes da novidade foram divulgados durante o Intel Technology Tour, em Taiwan, onde também acontece a Computex 2024 — uma das maiores feiras de informática e tecnologia do ano. O TechTudo pôde acompanhar de perto todo o evento da empresa. A seguir, confira os detalhes do Lunar Lake e outros anúncios.
Lunar Lake
O Lunar Lake é a segunda geração dos processadores Intel Core Ultra, ou seja, que conta com uma arquitetura própria para executar tarefas dedicadas à IA. Assim como o Meteor Lake, o novo chip possui CPU, GPU e NPU — o que o difere dos processadores tradicionais e permite que os sistemas de IA funcionem com mais eficiência nos PCs. Porém, a nova versão é ainda mais poderosa que a anterior. Segundo a Intel, a 15ª geração traz eficiência energética x86 inovadora e até 120 TOPs (trilhões de operações por segundo) distribuídos desta forma:
- GPU Xe2: nova unidade de processamento gráfico com desempenho 80% maior em jogos do que o Meteor Lake (67 TOPs).
- NPU 4: quarta geração da unidade de processamento neural com três vezes mais TOPs em relação à geração mais recente (48 TOPs — acima do requisito mínimo de 40 TOPs necessários para rodar o Microsoft Copilot).
- CPU: com 8 threads e 8 núcleos, incluindo o Lion Cove, com 4 núcleos de performance — P-cores — e o Skymont, com 4 núcleos de eficiência — os E-cores — (5 TOPs).
Em Taiwan, algumas sessões demonstraram o potencial do Lunar Lake. Em uma delas, Tom Peterson, Diretor de Arquitetura, Gráficos e Software da Intel, usou o seguinte prompt para a criação de uma imagem baseada em IA: “Um engenheiro mais velho e alto, usando um chapéu azul e uma jaqueta azul, fazendo uma careta engraçada com a boca aberta, animado com novas tecnologias”. O resultado com o Lunar Lake foi alcançado em 6,3 segundos, enquanto 13,2 segundos foram necessários para visualizar a criação com o Meteor Lake — na prática, a Intel dobrou o desempenho do processamento com seu novo chip.
Na primeira parte da imagem é possível ver que, enquanto o Meteor Lake ainda processava os dados fornecidos pelo prompt, o Lunar Lake já tinha realizado a entrega do resultado. Na segunda parte, a comparação entre as imagens geradas com auxílio dos dois chips.
Além disso, a eficiência energética é outra grande aposta da companhia. Segundo a Intel, os PCs com IA equipados com o Lunar Lake devem consumir 40% a menos de energia do que o Meteor Lake, principalmente em tarefas que envolvem recursos e ferramentas de IA. A ideia é que toda a arquitetura trabalhe junto para a bateria dos PCs durarem mais com uma única carga, mesmo executando ações mais pesadas. Com o novo processador, por exemplo, o Microsoft Teams pode usar 35% menos energia.
Vale lembrar que o Lunar Lake terá, ainda, compatibilidade com Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e até 3 portas Thunderbolt 4.
Outras novidades: processadores Xeon 6 e aceleradores Gaudi
Além do lançamento do Lunar Lake, a Intel compartilhou detalhes sobre os processadores Xeon 6. Criado para cargas de trabalho de alta densidade, os novos chips tiveram ganhos em desempenho e devem ser lançados no próximo trimestre, são eles: Intel Xeon 6 E-core (Sierra Forest) e Xeon 6 P-cores (Granite Rapids).
Os preços para os kits de aceleradores de IA Gaudi 2 e Gaudi 3 também foram anunciados durante a Computex 2024. A ideia é que a combinação entre os aceleradores e os processadores Xeon funcione como uma solução poderosa para que a IA seja mais rápida, barata e acessível.